Com o passar dos anos o corpo passa por mudanças natural do processo de envelhecimento.
Muitas dessas mudanças que ocorrem também no trato urinário inferior, e dessas os sintomas comuns são: aumento da frequência urinária e a sarcopenia (enfraquecimento muscular). O aumento da frequência urinária é derivado da diminuição do hormônio vasopressina, responsável pelo controle de líquido no corpo, faz com que os vaso sanguíneo fiquem mais flácidos e com mais facilidade de perder liquido na filtração renal.
Outra alteração se encontra na musculatura esquelética. A diminuição da massa muscular e responsável pela perda de força de todo o corpo, incluído o assoalho pélvico. A fraqueza da musculatura pélvica faz com que o indivíduo seja mais propício a incontinência urinária e fecal.
Porém, essas alterações mesmo justificando a incontinência, não torna ela normal. A incontinência urinária é uma disfunção do assoalho pélvico e é tratada pela fisioterapia uroginecologia. A fisioterapia pode atual tanto para prevenir essas disfunções na velhice quanto tratar das incontinência já existentes.